Você, caro leitor, sabe o que é um carro híbrido? -"Ai, claro que eu sei, né?! São aqueles carros movidos à eletricidade. Der.." Bom, se a sua resposta foi essa, sinto lhe dizer que você está, em parte, errado.
A palavra híbrido, segundo o dicionário Michaelis, significa "que está composto de elementos diferentes ou incôgruos" (vai saber o que é "incôgruos", né?). Ou seja, um carro híbrido não é 100% elétrico - ele tem um motor à combustão (gasolina, alcool...) e um motor elétrico, que trabalha junto com o outro motor, fazendo com que o carro gaste menos combustível fóssil.
"-Então, não existem carros fabricados em série que são 100% elétricos?! :(" Sim, existe! A Mercedes-Benz desenvolveu uma tecnologia, chamada F-Cell, na qual células de combustível geram eletricidade a partir de uma reação entre o hidrogênio e o oxigênio. Dahora né?
O B-class, nome do modelo que possui esta tecnologia, está sendo fabricado em série desde maio de 2009, sendo o segundo carro movido à hidrogênio que chegou aos consumidores (o primeiro foi o Honda FCX Clarity). E apesar da fama de que carros elétricos são "lerdos", o motor do B-Class produz 290 N/m (newton por metro) de torque, e uma velocidade máxima de 170 Km/h; tudo isso, com "zero" de emissão de gases tóxicos ao meio ambiente.
E, pra mostrar que o carro é "invísivel" para a natureza, a Mercedes fez uma campanha publícitaria na qual o B-class anda pelas ruas da Europa "invisível", literalmente. Veja o vídeo da campanha (está em inglês, mas dá pra ver o carro, ou não).
Calma! Se você não entendeu como eles deixaram o carro "invisível", a resposta é simples, mas muito inteligente: Eles colocaram vários leds de um lado do carro, e colocaram uma câmera do outro. Assim, a câmera filma as imagens do lado que você não está vendo, e passa para os leds, fazendo parecer que o carro é "invisível".
0 comentários:
Postar um comentário