Durante um encontro dos ministros das finanças do G20, o ministro brasileiro Guido Mantega disse que, os países emergentes poderiam ajudar os países da Europa que estão em crise, desde que estes, ganhem mais poder dentro do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Em uma reunião do G20 (grupo de países emergentes da qual o Brasil faz parte), o ministro das finanças Guido Mantega, disse que os países emergentes ajudariam os países da zona do euro (países que tem o euro como moeda), desde que o G20 ganhassem mais poder no FMI.
"Os países emergentes somente ajudarão sob duas condições: primeiro que eles (os países da zona do euro) reforcem sua rede de proteção (o fundo europeu de ajuda aos países em dificuldades) e segundo, que a reforma do FMI seja implementada", disse Mantega.
Mantega disse também que, os próprios países que fazem parte da zona do euro, deveria "se ajudar". Outros ministros do G20, e até ministro das finanças da França, concordaram nesse ponto com o ministro brasileiro. "Eu vejo a maioria dos países compartilhando opiniões semelhantes de que os europeus têm que fortalecer seu fundo de proteção", afirmou Guido Mantega.
Respondendo as cobranças, o ministro das finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble (não precisa pronunciar), disse que, no mês que vem, os países da zona do euro irão avaliar a possibilidade de aumentar o fundo de proteção deles.
0 comentários:
Postar um comentário